Diferenças Culturais - Parte 1 - Dulce far niente!

Choque Cultural, é o que define viver em Jeri.


Você sai da sua realidade sabendo que existem outras diferentes, até entende o funcionamento, mas não está inserido nela, então na verdade, não sabe nada!

Aí você pega sua bagagem (cultural e física) e traz para esse lugar onde os povos se encontram, conhece um Brasil de livros didáticos e Globo Repórter, e uns estrangeiros que viveram uma vida diferente da sua e do lugar onde vocês se encontraram.

Esse assunto merece bem mais de um post, por isso hoje vou falar da relação estrangeiro, ficando nos italianos que são a maioria por aqui. Eu tenho contato com muitos italianos, meus chefes, hóspedes, pessoas na rua, e existe um estereótipo clássico que infelizmente prevalece dentre os freqüentadores da vila.

Tem um ditado que diz "Tutti buona Gente!", aqui infelizmente a grande maioria não se enquadra nesse perfil . De um modo geral são homens interessados em sexo fácil, bebidas e maconha, que mal se importam com o contexto ambiental e cultural de onde estão, alguns pseudo-preocupados praticam 'wind sports', mas não vão muito além disso. É claro que esse é um tipo generalizado, e talvez até preconceituoso de minha parte, mas infelizmente é assim que vejo a maior parte deles.

Tem aqueles que escolheram aqui como lar, não são exatamente como os primeiros, estão aqui e querem ficar, então enxergam o lugar como uma oportunidade, muitos se engajam em causas, defendem a vila, tem o pensamento que Jeri precisa para se manter. O único problema é que tem a cultura muito enraizada, são o que eu chamo de 'bairristas', e pessoas assim não estão muito prontas para se inserir em culturas diferentes, pois não sabem 'dividir para conquistar', não conseguem entender que aqui não é a Itália e que terão que abrir mão de algumas coisas para viver em paz, e acabam 'abusando' de quem está por perto.

Uma coisa muito bonita que se observa nesse povo, é que eles tem o coração aberto, se jogam de cabeça em suas empreitadas, são intensos, no amor e no ódio, e a alimentação...ah como comem bem. Não são pessoas que passam pela vida sem viver.


Glossário cearence:

Abusando: enchendo, irritando, abusando mesmo, só que em um sentido mais amplo. "peguei abuso dele" = "não aguento mais ele".

Nota: assisti "Eat, pray and love" enquanto estava aqui e aprendi a expressão do título da postagem, e é bem isso mesmo, italianos se permitem...vivem, de um jeito que nós ainda não aprendemos sem a culpa de que somos cheios.



XOXO

T.

0 Response to "Diferenças Culturais - Parte 1 - Dulce far niente!"

Postar um comentário